einstein (São Paulo). 01/set/2014;12(3):267-73.

Conhecimento, percepções e utilização de medicamentos genéricos: um estudo transversal

Claudio Andre Barbosa de Lira, Jéssica Nathalia Soares Oliveira, Marília dos Santos Andrade, Cássia Regina Vancini-Campanharo, Rodrigo Luiz Vancini

DOI: 10.1590/s1679-45082014ao3125

Objetivo
Avaliar nível de conhecimento, percepções e perfil de utilização dos medicamentos genéricos entre leigos.
Métodos
Realizou-se um estudo transversal com 278 voluntários (180 mulheres e 98 homens, com idade de 37,1±15,8 anos). Criou-se um questionário com perguntas em relação à utilização, à percepção e ao conhecimento sobre genéricos.
Resultados
A maioria dos entrevistados (99,6%) conhecia a existência dos genéricos, e apenas 48,6% souberam definir corretamente o que os mesmos são. Do total de entrevistados, 78,8% tiveram algum tipo de informação com relação aos genéricos. Essas informações foram obtidas, principalmente, por meio da televisão (49,3%). Com relação às características dos medicamentos genéricos, 79,1% afirmaram ter confiança em sua eficácia, 74,8% acreditavam que o medicamento genérico possuía um efeito igual ao do medicamento de marca, 88,8% informaram que o genérico possuía um preço menor que o medicamento de marca, e 80,2% afirmaram comprar o medicamento genérico por conta do preço. Quanto à prescrição de medicamentos por parte dos profissionais médicos, 17,6% dos participantes afirmaram que seu médico nunca prescreveu medicamentos genéricos e apenas 7,5% disseram que seus médicos sempre prescreviam genéricos.
Conclusão
Para um público leigo, a amostra estudada apresentou suficiente conhecimento com relação aos genéricos, no que concerne à definição, eficácia e custo. Dessa forma, os voluntários entrevistados apresentaram elevada propensão à utilização de genéricos. Adicionalmente, os resultados deste estudo demonstraram que se faz necessário implantar programas para aumentar a prescrição de medicamentos genéricos por profissionais médicos.

Conhecimento, percepções e utilização de medicamentos genéricos: um estudo transversal

78

Comentários