einstein (São Paulo). 01/set/2012;10(3):380-5.

Fatores de risco maternos não biológicos para o baixo peso ao nascer na América Latina: revisão sistemática de literatura com meta-análise

Telma Regina Sanches Ranzani da Silva

DOI: 10.1590/S1679-45082012000300023

Objetivo:
Identificar os fatores de risco maternos não biológicos para o baixo peso ao nascer na América Latina.
MÉTODOS:
Revisão sistemática de literatura com meta-análise. O instrumento de avaliação metodológica foi Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology Statement. Foram excluídos estudos com fatores de risco patológicos maternos para o baixo peso ao nascer e os trabalhos com avaliação da qualidade metodológica Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology Statement com nota C.
RESULTADOS:
Sete estudos foram incluídos dos quais cinco deles apresentaram idade materna <20 anos como fator de risco para baixo peso ao nascer. Em quatro estudos, a idade materna >35 anos, influenciou o baixo peso ao nascer. Os demais fatores de risco apareceram em apenas um ou dois estudos.
CONCLUSÃO:
As evidências obtidas neste estudo sugerem que a idade materna <20 anos e >35 anos são significativas na influência ao baixo peso ao nascer. Observou-se uma escassez de trabalhos com metodologia criteriosa, dificultando a avaliação por meio de meta-análise.

Fatores de risco maternos não biológicos para o baixo peso ao nascer na América Latina: revisão sistemática de literatura com meta-análise

34

Comentários