Inatividade física se relaciona com hipertensão arterial em adolescentes?

“[…] Estudo transversal com 6.039 estudantes de 14 a 19 anos onde se avaliou a atividade física por meio de questionário. Foram considerados “insuficientemente ativos” aqueles que relataram que em nenhum dos dias da última semana realizaram deslocamentos a pé ou de bicicleta e/ou aqueles que, independentemente da frequência semanal de prática desta atividade, relataram que a duração do deslocamento para a escola era inferior a 20 minutos (ida e volta). Foram definidos como adolescentes com pressão arterial elevada aqueles com pressão arterial maior ou igual ao percentil 95 para idade, sexo e estatura.”

“[…] A prevalência de pressão arterial elevada foi de 7,3% e de inatividade física no deslocamento foi de 79,3%. Foi verificada associação entre pressão arterial elevada e deslocamento ativo apenas entre aqueles que moram em zona rural (OR=6,498; IC95%=1,513-27,900). O mesmo não foi verificado entre aqueles que moravam na zona urbana (OR = 1,113; IC95%=0,812-1,526).”

“[…] O deslocamento ativo pôde ser considerado fator de proteção para a pressão arterial elevada nos adolescentes que moravam na zona rural.”

Santana FS, Palmeira AC, Santos MA, Farah BQ, Souza BC, Ritti-Dias RM. Associação entre deslocamento ativo e pressão arterial elevada em adolescentes. einstein (São Paulo). 2017;15(4):415-20.

Inatividade física se relaciona com hipertensão arterial em adolescentes?

Comentários