Sidney Glina

Sidney Glina

A busca pela melhoria contínua deve ser o objetivo de toda instituição, e os desafios impulsionam ao desenvolvimento constante. Não é diferente no campo editorial. As revistas impressas, que chegavam periodicamente à nossa mesa e pelas quais esperávamos meses para ter acesso às pesquisas mais recentes, enfrentam o desafio da informação expressa da internet e das mídias sociais.

No entanto, a informação avalizada pela revisão dos pares tem ainda um peso importante na disseminação da boa ciência e precisa se beneficiar do imediatismo do acesso proporcionado pela internet.

O acesso livre às publicações garantido pelo sistema de publicações de acesso aberto (open access) já foi um passo gigantesco na direção da democratização do acesso às informações. Recentemente, o sistema de publicação contínua, adotado por inúmeras revistas internacionais de reconhecida importância, trouxe rapidez na chegada das pesquisas científicas ao leitor.

O artigo, após ser revisado e aprovado, pode ser imediatamente publicado on-line, não necessitando esperar a periodicidade do volume em que deveria ser publicado. A vantagem é já ser publicado com sua forma de citação definitiva, ao contrário do sistema ahead of print, que garante a rapidez da publicação, mas com forma de citação temporária até a publicação permanente.

Seguindo sua tradição de buscar sempre ser uma publicação que oferece o melhor aos autores e leitores, a einstein (São Paulo) passa a adotar o sistema de publicação contínua a partir de 2018, utilizando um novo site, muito mais amigável na navegação e com muitas outras novidades.

Esta é mais uma razão para que você escolha a einstein (São Paulo) para submeter seu artigo. Além de não haver cobrança de taxa para submissão ou publicação de seu artigo em inglês e português, seu trabalho irá ao ar logo após sua aprovação.

Sidney Glina